Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Espírito Santo > Domingos Martins > Pedra Azul > Via Normal da Pedra Azul

Ampliar imagem Via Normal da Pedra Azul
Via Normal, Pedra azul, Domingos Martins, ES.
Ampliar imagem Via Normal da Pedra Azul
Via Normal, Pedra Azul.
Via Normal da Pedra Azul Imprimir informações da via
3º IV D1 E1
Local: Pedra Azul
Cadastrada por: Paulo Tesch, em 09-09-2020 às 22:02
Alterada por: Luciano Bender, em 29-04-2022 às 14:57
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: sudoeste
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 370 metros
Descrição: Para escalar a Pedra Azul é preciso fazer uma reserva prévia, principalmente nos finais semana, quando a procura é maior. Para fazer a reserva, ligue para (027) 3248-1156 durante a semana dentro do horário comercial.

Todo escalador precisa preencher o Termo de Responsabilidade de Risco antes de iniciar a subida na sede do parque. Além do termo, é preciso registrar a entrada e ao final, dar baixa na saída. Assim, os guarda-parques saberão se você ainda está, ou não, na montanha ao final do dia.

Todas as enfiadas, total de 7, estão equipadas com chapeletas de inox e as paradas estão triplicadas com 2 grampos e uma chapeleta com argola (todas de inox). Para os padrões, a via está muito bem protegida (classificação E1), mesmo nos trechos mais fáceis (IIIo). O tempo médio para repetição é de aproximadamente 1h30 min.

Descrição das enfiadas
1a enfiada – Começa escalaminhando até a pedra ganhar inclinação. Não tem segredo, basta seguir a linha das chapeletas. A parada tripla é visível da base.

2a enfiada – A via segue a linha natural, o crux da enfiada, graduado em IVo está no trecho mais inclinado. É uma passada de aderência.

3a enfiada – A via começa a tender à esquerda, mas ainda assim para cima. As proteções ficam mais espassadas e há outro crux de 4o grau. A parada fica logo no início da vegetação.

4a enfiada – A linha segue em diagonal à direita protegendo em 2 chapas até o início da vegetação mais densa. A parada fica logo no início desta vegetação.

5a enfiada – Caminhada por dentro da mata. Assim que sair da mata, suba sempre pela pedra. Evite ao máximo usar a vegetação como apoio. Esse é o trecho mais sensível ao meio ambiente! A parada da via fica acima à esquerda, perto de uma outra linha de vegetação.

6a enfiada – Enfiada tranquila e bem protegida em aderência. A depender da versão do croqui, está graduada em 4o grau.

7a enfiada – Escalaminhada final até o cume.

Para a descida, é possível rapelar da P6 até a P5 e depois descer caminhando até a P3. Da P3, descer na sequência até a base.
Fonte: https://naokiarima.com.br/ess/pedra-azul/
Equipamento mínimo necessário:
  • 2 cordas de 60m
  • 10 costuras médias e longas
  • Mosquetões para parada.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique aqui

Outras vias cadastradas neste local